FÜSSEN

 FÜSSEN E O CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

Castelo Neuschwanstein

As grandes atrações na região de Füssen são sem dúvida os castelos Neuschwanstein e Hohenschwang que ficam a alguns quilômetros da cidade, na pequena vila de Hohenschwangauim.

O belíssimo e imponente Castelo Neuschwanstein começou a ser construído no ano de 1869, por ordem do rei Ludwing II da Baviera, o rei louco, e foi concluído em 1886. Foi inspirado em uma das óperas de Richard Wagner, de quem Ludwing era fã ardoroso. O nome Neuschwanstein que dizer “o novo cisne de pedra”, uma alusão à ópera Lohengrin, “Cavaleiro do Cisne”, do famoso compositor. Foi nesse castelo que Walter Disney se inspirou para criar o castelo de Cinderela. Não tenha dúvida que ele é realmente um deslumbramento, simplesmente lindo, digno de contos de fadas e princesas, e nada que eu escreva será suficiente para descrever tamanha beleza. Ele está localizado no alto de uma linda colina de onde você tem uma vista estupenda do vale em toda a sua beleza.

COMO CHEGAR AO CASTELO

Para chegar a esse lindo castelo você deve comprar o bilhete no Ticket Center de Hohenschwangau, que custa 12 euros e de lá pegar um ônibus que custa  1,80 euros, até a Mariensbrücke, a famosa ponte sobre o desfiladeiro Pöllat, de onde você tem uma vista perfeita do castelo e as fotos são belíssimas. O problema é encontrar um espaço vazio na ponte, pois é um dos lugares mais visitados da Alemanha.

Ticket Center de Hohenschwangau

Para visitar o interior do castelo, que só pode ser feito com visita guiada,  o ideal seria fazer um agendamento pela internet até dois dias antes da visita. Esse agendamento é importante principalmente no verão quando o fluxo de turistas é muito grande, para evitar que você tenha o desprazer de não encontrar bilhetes. De posse desse bilhete fique na frente do castelo e aguarde o seu horário que será mostrado em um painel eletrônico.

Existem três maneiras de você chegar ao castelo, uma foi a forma que cheguei, de  ônibus, que lhe deixará perto da Mariensbrücke, mas fique atento pois as vezes a fila para comprar o ticket e a de esperar o ônibus, são muito grandes e você pode perder a hora do agendamento e não será reembolsado; outra maneira é a de charrete que lhe deixará depois do castelo, e outra é indo de ônibus e voltando de charrete, a decisão é sua. Ah, você também poderá ir caminhando… mas são 30 minutos subindo ladeira…

Fila do ônibus que leva ao castelo

Eu e minhas amigas já bem pertinho do castelo

CASTELO DE HOHENSCHWANGAU

castelo Hohenschwangau

O outro castelo, o Hohenschwangau, menos conhecido, mas também muito bonito, é o castelo onde o Rei Ludwig passou toda a sua infância e foi construído por seu pai o rei Maximiliano II da Baviera. Fica em frente ao castelo Neuschwansteis, às margens do belíssimo Lago Schwansee. Para visita-lo você também terá que comprar o bilhete no Ticket Center de Hohenschwangau,  que também custa 12 euros, da mesma forma sugiro o agendamento pela internet.

E aí, gostou? veja também o artigo sobre Rothenburg ob der Tauber, tá muito legal.