ROTHENBURG OF DER TAUBER

ROTHENBURG OF DER TAUBER

Essa é outra cidadezinha encantada, parece que o tempo parou em Rothenburg , as casinhas em enxaimel decoram com elegância as ruazinhas de paralelepípedos, as lojas muito bem decoradas são um convite para os olhos, o centro histórico lhe transporta para épocas passadas. Que delícia!  Observe as fotos acima e diga se não parece o cenário de um filme de fábulas? Da até para ver os duendes e as fadinhas caminhando rsrsrs. Não é a toa que essa é a cidade mais famosa da Rota Romântica e que tenha inspirado Walter Disney para criar o cenário do filme Pinocchio

Rothemburg é uma linda cidade que tem o centro antigo contornado por uma enorme muralha medieval. Existe uma porta nessa muralha que tem escadas onde você pode subir, caminhar  e observar a cidade por um outro ângulo.

Muralhas que cercam a cidade

Na praça principal, a Marktplaz você encontrará o o prédio da prefeitura, Rathaus, e o Posto de Turismo, um prédio branco com o relógio que de hora em hora, das 10h às 22h, sai um bonequinho com um copo na mão, fazendo alusão ao “trago Magistral” , que, segundo a lenda, o prefeito,  para salvar a cidade da destruição, na guerra dos 30 anos, tomou mais de três litros de cerveja em um único gole… por esse motivo a cidade não foi destruída. Bendito prefeito! Infelizmente, em 1945, a cidade foi bombardeada pelos aliados, destruindo toda a parte oriental do centro histórico. Felizmente a zona atingida foi reconstruída e hoje ainda tem todo o charme de uma cidade medieval.

Mas, lendas à parte, voltemos  aos tempos atuais, seguindo a  Obere Schmiedgasse você encontrará o ponto mais visitado de Rothemburg, a famosa bifurcação Plönlein, uma casa em enxaimel com uma fonte na frente e duas ruas laterais, com uma torre ao fundo de cada rua, à direita a Torre Kobolzeller e à esquerda a Siebersturm. Esse é, sem dúvida o ponto mais fotografado da cidade.

Bifurcação Plönlein

O comércio de Rothemburg é encantador com lojinhas com temas de Natal e gastronômico. A sua loja mais famosa é a Käthe Wohlfahrt, um espetáculo à parte! Ao entrar nessa loja você entra em um mundo encantado, cheio de enfeites para o natal, essa é a maior loja de temas natalinos do mundo . É no primeiro andar dessa loja que funciona o Museu Alemão do Natal.

Em Rothemburg existe um doce tradicional, o Rothenburger Schneeballen, um doce feito com uma massa fina, enrolado em forma de bola, frito e depois passado no açúcar com canela, mas existem outros sabores como chocolate, nozes e marzipãn. Você vai encontrar esse doce em várias lojas da cidade.

ONDE FICAR

Essa é sem dúvida alguma uma cidade onde você deve pernoitar quando estiver fazendo a Rota Romântica. Procure um hotel dentro do centro histórico para melhor sentir o clima medieval da cidade, pois à noite a iluminação é bem discreta dando um ar melancólico à cidade. Quando estávamos pesquisando os hotéis, tentamos ficar no centro histórico, mas infelizmente já não havia hotéis disponíveis, no entanto encontramos um hotel bem perto do portão de entrada, O Hotel Happen, na Vorm Würzburger, infelizmente não ficamos muito satisfeitas com esse hotel,  pois nos colocaram em um anexo e estava havendo uma reforma enorme no terreno vizinho… Problemas à parte, a posição foi quase perfeita, pois ficamos bem pertinho do portão de entrada do centro histórico.

Que cidade linda, não é verdade? Eu realmente amei ter conhecido Rothenburg e sei que você também vai gostar, como também vai gostar de outra cidade linda, onde se encontra o famoso castelo de Cinderela. Para saber mais é só clicar aqui: Füssen.