Hvar

HVAR – A QUERIDINHA DO VERÃO DA CROÁCIA

 

 Por Flávia Bordogna

IMG_3268

Hoje o “RegistrosdeViagens” vai fazer um Day Trip  na Ilha Hvar. Essa ilha é um espetáculo! A queridinha da Croácia, um dos destinos de verão mais badalados da Europa. Trata-se de uma ilha paradisíaca, com um lindo mar azul profundo e águas transparentes, um centrinho muito legal com casinhas brancas de pedra, algumas em estilo veneziano, ruazinhas estreitas, o calçadão com muitos bares, restaurantes, e um porto cheio de iates de luxo ancorados. E, lá no alto,  uma fortaleza que tudo observa, a “Fortica” – séc XVI, onde você pode fazer fotos belíssimas, abrangendo toda a ilha.

20130610_143801 - Cópia

20130610_152947

IMG_3291

A influência veneziana em Hvar

A influência veneziana em Hvar

Como já comentei nesse blog, você até pode fazer um Day trip para Hvar, como foi o meu caso. Não acredito que fiz isso!  Essa ilha merece muito mais, no mínimo três dias. Ela tem sido comparada à Ibiza e a Mykonos por sua vibe de praia e suas baladas e é à noite, por volta das 21hs, que todos se reúnem para se despedirem do sol, admirar o “tramonto”, com as famosas baladas after beach. Essas festas acontecem nos bares da ilha, os mais famosos são o Hula Hula, o Veneranda, em Havar Tawn e Carpe Diem Bar, esse último fica em uma ilha e é necessário pegar um barco. Não tive oportunidade de ir, pois tive que voltar, fui apenas para um Day trip, lembram…? Nesses bares a maioria das pessoas ficam bebendo e curtindo música eletrônica a espera do Gran Finale: o famoso por do sol de Hvar!

IMG_3293carpe-diem-beach-hvar-009-1365246152

Mas não são apenas as baladas que fazem de Hvar um destino tão procurado pelos turistas,  como já é sabido, o litoral da Croácia tem mais de 1000 ilhas e Hvar é um ponto perfeito para visitar algumas delas, na ilha Bisevo, por exemplo, tem uma gruta muito bonita, a Blue Cave, tem ainda  a Ilha Brac, ou Solta e tantas, tantas outras. Você também pode alugar um barquinho e você mesmo pode pilotar! É isso mesmo, qualquer pessoa pode pilotar esses barcos pequenos! Não precisa de licença!  Eles explicam bem direitinho como fazer e aí você se transforma em um capitão do mar. Deve ser maravilhoso pilotar um barco, com liberdade para ir onde quiser, em um mar tão bonito!

hvar-map

20130610_160300 - Cópia

Hvar também é conhecida pelos campos de lavandas, que, como na Provença, florescem no final de junho. Você poderá observar  que existem muitos produtos feitos com essa lavanda sendo vendidos na ilha, são sachets, sabonetes, óleos, etc

IMG_3267

COMO CHEGAR:

Nós alugamos um barco para 13 pessoas e antes o piloto nos levou para almoçar em uma linda ilha, que infelizmente não consigo lembrar o nome (acho que foi a Ilha Brac), e depois nos deixou no  portinho de Hvar. Os ferries para Hvar saem de Split, e são de dois tipos: um que transporta também os carros, o trajeto leva duas horas, e o ponto final não é no centro de Hvar, mas sim no porto de Stari Grad, aí você precisa pegar um ônibus para chegar ao centro, esse trajeto leva ainda uns 30 minutos, e outro, que transporta apenas pessoas, leva uma hora e deixa você no porto Hvar Town. A empresa que faz o trajeto é a JADROLINIJA.  Você pode ver o melhor horário e as opções dos ferries para a sua viagem no site da Jadrolinija. Você também pode ir de carro, mas acho uma besteira uma vez que você não vai usar o carro na ilha, de qualquer maneira existe essa opção e tudo depende de como você pretende organizar a sua viagem.

Dica: No verão, as filas para comprar os tickets e pegar os ferries são enormes e, se você estiver com o carro, pior ainda, por esse motivo, procure chegar bem antes do horário, evitando contratempos.

20130610_155539 - Cópia 20130610_155459 - Cópia

Grupo da Ícaro Tour em Hvar

Grupo da Ícaro Tour em Hvar

É importante que você saiba que Hvar tem 4 portos: O Hvar Town, por onde chegamos; o Stari Grad, por onde chegam os ferries que transportam também carros; Jelsa, que só recebe catamarãs e Sururaj que recebe ferries vindos da cidadezinha de Drvenik, assim, quando você for comprar o seu bilhete, saberá dizer exatamente  em qual deles você quer chegar.

DICAS RÁPIDAS

 QUANDO IR:

Claro que a melhor época para visitar um destino de verão é  no verão, muito sol, o dia enorme, praias cheias, muita vida, DJs famosos, mas o melhor mesmo é ir em julho ou agosto que é quando tudo acontece, o ápice da estação.  Junho e setembro também é uma boa época, mas bem mais tranquila em relação às baladas e aos movimentos da ilha .

ONDE FICAR:

Não me hospedei em Hvar mas sei que lá existem alguns hotéis bem badalados como  O Adriana Hvar Spa e Hotel, Riva Hvar Yatch Harbour e o Amfora Hvar Grand Beach Resort, como também os “famosos” apartamentos tão comuns na Croácia. Como vocês podem ver, as opções são muitas e diversificadas.

É isso aí, Hvar é realmente uma opção maravilhosa para as férias de verão. Adorei ter conhecido essa ilha e espero que vocês também rs! Próximo post será sobre a Pérola do Adriático: Dubrovnik. Aguardo vocês.

20130610_154231 - Cópia