Amalfi

“MAMMA MIA QUE BELLA CITTÁ’

No nosso último post falei sobre a Costa Amalfitana, como chegar, onde ficar e dei algumas dicas. Hoje o nosso “Registros de Viagens” será sobre Amalfi, essa linda cidade da região da Campânia que deu nome àquela costa, uma das joias da Costiera Amalfina.

Foto: Henio Bezerra

Foto: Henio Bezerra

Belíssima cidade pendurada sobre o Mar Mediterrâneo, incrivelmente azul e cristalino, com suas casinhas em tons pastel  que parecem construídas umas sobre as outras. Antiga “República Marinara”, junto com Gênova, Pisa e Veneza, hoje uma linda cidade de ruazinhas estreitas, ladeiras e ótimos restaurantes.  O  belíssimo Duomo de Sant’Andrea, com influência árabe e bizantina, uma linda fachada dourada e aquela escadaria cinematográfica é um verdadeiro “regalo” para os seus visitantes.

Catedral Sant'Andrea

Catedral Sant’Andrea

Aos pés dessa escadaria, uma pracinha muito charmosa onde os turistas costumam sentar para tomar uma “granita” ou saborear um “limoncello” e observar o vai e vem da cidade.  Limoncello é o famoso licor da Costa Amalfitana, feito com a casca do limão, típico da região. Amalfi é famosa pela qualidade desses limões, que tem até “indicazione geográfica protetta”.  Nas suas lojinhas, esse licor é vendido em belissímas garrafas de porcelana pintadas, que, como dizem os italianos, são “molto carine”.

Pracinha de Amalfi - jun/2005

Pracinha de Amalfi – jun/2005

Os limões de amalfi - Foto: Henio Bezerra

Os limões de amalfi – Foto: Henio Bezerra

Amalfi - Set/2011

Amalfi – Set/2011

188 - Cópia

A grotta dello Smeraldo

Caso você tenha um tempinho extra, não deixe de visitar a Grotta dello Smeraldo que fica no Município de Conca Dei Marini, a 5 km de Amalfi. Caso esteja de carro, estacione o mesmo no estacionamento que tem perto da descida, na SS 163. Você verá uma construção branca com o nome: “Ascensore grotte ruggeri“, desça as escadas, compre o bilhete que custa 5 euros, pegue o elevador, aí você chegará  em uma espécie de cais, com barquinhos a remo, que lhe levará para o interior da gruta. Você também pode visitar a gruta de barco, quando estiver fazendo o seu passeio pela costa. A visita dessa gruta é mais fácil e bem mais organizada do que a da Grotta Azzurra, em Capri. É uma gruta pequena e muito bonita. A tonalidade verde de suas águas é motivada pela luz solar infiltrada por uma fenda submarina que liga a gruta ao mar aberto, dando o tom verde esmeralda àquelas águas. A visita é muito rápida, o barqueiro entra, mostra as belas estalactites e estalagmites, faz uma volta e, em determinado momento, agita as águas com o remo e aparece, em baixo d’água, um lindo presépio, aí ele sai gritando: “Miracolo, miracolo”.

Grotta dello Smeraldo - foto do Google

Grotta dello Smeraldo – foto do Google

Onde se hospedar em Amalfi – Já dormi três vezes em Amalfi, pois como já falei anteriormente, Amalfi é a melhor base para conhecer a Costa Amalfitana. Nas duas primeiras vezes ficamos hospedados no Hotel Residence, que tem uma posição fantástica, de frente  para aquele mar maravilhoso e bem perto da pracinha e do Duomo, que fica exatamente atrás do hotel, gostamos muito. Na última vez que lá estivemos, ficamos  no maravilhoso Hotel Santa Caterina, incrustado nas encostas de uma montanha, com um elevador panorâmico que desce até a praia descortinando uma paisagem impressionante. La embaixo, a piscina e uma espécie de prainha particular. Maravilhoso! Tivemos também a oportunidade de conhecer o Grand Hotel Convento de Amalfi, mas não nos hospedamos nele. É um outro hotel maravilhoso, que, para chegar à  recepção é necessário pegar um elevador. Posição incrível!

Piscina do Hotel Santa Caterina

Piscina do Hotel Santa Caterina

Foto tirada do Grande Hotel Convento de Amalfi

Foto tirada do Grande Hotel Convento de Amalfi

Onde comer em Amalfi – Tivemos experiências gastronômicas Maravilhosas em Amalfi, o Restaurante da Gema, que fica quase na praça, foi uma delas, bem típico, uma vera cantina italiana. Ambiente simples, todo decorado com fotografias,  com uma varandinha bem legal e comida deliciosa.

Outra opção é o Restaurante Eolo, imperdível! Fica de frente para o mar, perto do Hotel Residence, com uma paisagem maravilhosa. Caso você só possa fazer uma refeição em Amalfi, esse é  o restaurante, simplesmente divino!

096

Foto de Amalfi tirada do Restaurante Eolo

Foto de Amalfi tirada do Restaurante Eolo

Tem também os restaurantes dos hotéis de luxo que são muito bons,  tive a oportunidade de conhecer o Restaurante Al Mare, do Hotel Santa Caterina, adorei, com uma vista incrível, parece que você está em um navio.

Restaurante Al mare do Hotel Santa Caterina - Abr/2011

Restaurante Al mare do Hotel Santa Caterina – Abr/2011

Onde colocar o carro

Antes de chegar a Amalfi existe um grande estacionamento onde você coloca o seu carro, segue as indicações e, depois de caminhar um pouco, vai chegar à praça da catedral. Muito prático e deve custar na faixa de 20 euros a diária. Devo admitir que os estacionamentos nessa região são um pouquinho salgados mas mesmo assim ainda acho que vale a pena.

Ah, não esqueça de fazer um passeio de barco, é simplesmente lindo observar as cidadezinhas pelo mar. Vá no porto, alugue um barco por algumas horas ou até mesmo por um dia e visite as cidadezinhas vizinhas. Não é muito caro, você até pode encontrar alguém que queira dividir com você… Tem também os barcos que circulam normalmente entre as cidades.

Amalfi Jun/2005

Amalfi Jun/2005

Muitas pessoas costumam fazer um day trip para a ilha de Capri, eu já fiz uma vez mas me arrependi pois Capri não é uma cidade para bate e volta, mas sim para bate e fica, rsrsrsrs ela é linda!!!! Falarei depois sobre ela.

Bem, essa é Amafi, a cidadezinha que mais gosto da Costa Amalfitana. Como falei anteriormente,  é sem dúvida a base perfeita para visitar a região, por estar no centro da costa, pelas facilidades de estacionamento e locomoção e pelo fácil acesso ao porto, facilitando assim o vai e vem para as outras cidades.

284

088

No nosso próximo encontro, falarei sobre a belíssima Positano. Não se esqueça de deixar o seu comentário no final do post e, caso tenha alguma dúvida, terei um imenso prazer em responder. Ciao! 

074