DICAS DE CAPRI – PARTE I

Um Paraíso No Mar Tirreno 

20150927_133234Essa pequena ilha localizada  no  Golfo de Nápoles é o que podemos chamar de paraíso. Um mar incrivelmente azul, águas transparentes, paisagens que encantam, hotéis maravilhosos, bons restaurantes, lojas de grifes, iates de luxo ancorados em suas marinas,  muito glamour e sofisticação. Tudo  isso faz de Capri um destino que não decepciona NUNCA!

20150927_125334

Como Chegar

Existem várias maneiras de chegar a Capri, uma delas é pegar um aliscafo no porto de Nápoles, no Molo Beverello, que custa 19,10 euros, apenas ida, e mais 2,00 euros para uma mala, um trajeto de 50 minutos. Outra forma de chegar em Capri é da Costa Amalfitana, no verão saem barcos para lá de Amalfi, Positano e Salerno. São pequenos barcos turísticos que fazem esse percurso duas a três vezes ao dia. Essa opção é normalmente utilizada por pessoas que resolveram visitar a ilha fazendo apenas um bate e volta da Costa Amalfitana. Já estive cinco vezes nessa maravilhosa ilha e utilizei tanto o  aliscafo, o barco turístico quanto uma lancha, todos funcionam muito bem. Você não terá dificuldades de chegar à ilha. Qualquer que seja a forma escolhida para chegar a Capri sugiro que leve uma mala pequena, pois em uma ou outra ocasião você terá que carregá-la. #Fica a dica.

Chegando em Capri

Chegando em Capri

Ao chegar à Marina Grande, o pequeno porto de Capri, você pode pegar a “Funicolare”, uma espécie de elevador, por 1,80 euros, que lhe deixará ao lado da Piazzeta, centro de Capri. Você também pode combinar o horário da chegada com o pessoal do seu hotel, aí eles ficarão lhe esperando na Marina Grande com um cartaz com o nome do hotel para levar as suas malas ou mesmo você, vai depender do hotel que você escolheu. O último que fiquei levou apenas as malas para isso cobrou o valor de 6,00 euros por mala, ida e volta.  Aí, sem o desconforto de carrega-las,  peguei o funicolare e fui para o hotel à pé. Existe ainda a opção de pegar um taxi para o hotel que custa 16,00 euros para Capri e 20,00 para Anacapri.

Marina Grande - Porto de Capri

Marina Grande – Porto de Capri

Marina Grande

Marina Grande

Pronto, agora que você está na ilha, não pode perder tempo, tem muito lugar lindo para visitar.

O que fazer em Capri

Acho que a primeira coisa que você tem que fazer em Capri é saber como está a maré para ver a possibilidade de visitar logo a Grotta Azzurra, pois,  caso o mar esteja alto, você ainda terá uma chance de visita-la no outro dia. Por duas vezes não pude entrar…

 GROTTA AZURRA

Grotta Azzurra - foto: Capri Tourism

Grotta Azzurra – foto: Capri Tourism

Trata-se de uma gruta que parece um sonho, simplesmente linda! Por fora, um pequeno buraco  de um metro de altura, por dentro, a água adquire uma tonalidade de um azul que eu jamais havia visto, de uma transparência surreal, “da non credere”, os barcos parecem que flutuam. A gruta é pequena, apenas 60 metros, com 25 de largura.

Para entrar você deve comprar um ingresso na  Marina Grande, no valor de 9 euros, na empresa que organiza os passeios da ilha. Daí você pega um barco que ficará em uma fila, onde outros barcos estarão esperando a vez de entrar, quando chegar a vez do seu barco, você passará para um barquinho a remo com um “marinaio” que lhe levará para dentro, essa parte custará mais 4 euros para o ingresso na famosa gruta .

Entrada da Grotta Azzurra

Entrada da Grotta Azzurra

Os barqueiros costumam pedir ainda a “mancia”, gorjeta. Muito chato isso, pois eles são insistentes, mas você não é obrigado a pagar. Para entrar, você precisa ficar deitado no fundo do barco, quietinho, esperando a hora ideal, que irá depender do balanço das ondas. É uma visita muito rápida, cerca de 5 minutos, mas bastante gratificante. Eu adorei!

Entrada da Grotta Azzurra

Entrada da Grotta Azzurra

Você também pode chegar a pé vindo de Anacapri, desça a Via Pagliaro e depois a Via Grotta azzurra, aí você encontrará uma grande escada que lhe levará até o mar, como você pode observar na foto acima.

PASSEIO DE BARCO AO REDOR DA ILHA

Esse passeio é imperdível! Ninguém deve visitar essa ilha sem fazer esse passeio! A ilha rochosa é cheia de pequenas grutas e falésias maravilhosas, o mar, como já falei, tem um azul tão intenso  que impressiona, as paisagens são lindas e o encontro com “Il Faraglioni”  é o ponto máximo do passeio, veramente indimenticabille!

 

Você pode comprar um passeio de duas horas que custa aproximadamente  18,00 euros, na Marina Grande, junto com outras pessoas . O ideal, no entanto, é “noleggiare”, alugar, um barco com “marinaio”, marinheiro, e ficar passeando naquele mar de sonho. Leve um prosecco e brinde à vida! Na última vez que estive em Capri fui com um grupo de 13 amigos, alugamos o barco no hotel, mas essa não foi uma boa opção! Primeiro porque não vimos o barco… Não era muito confortável, segundo porque o mar estava “mosso”, muito agitado  mas, mesmo assim o passeio foi maravilhoso, eu adorei,  pena que algumas pessoas enjoaram…

20150927_114145

Por esse motivo eu acho que a melhor forma de adquirir esse passeio é na Marina Grande onde você pode escolher o barco e até pechinchar um pouco o preço, pois são muitas as opções, além de ver se o mar está para peixes ou não rsrsrs . Em outra ocasião, o grupo que eu estava, era um grupo bem maior,  alugaram um barco bem mais confortável. Foi perfeito!

Em uma terceira ocasião, alugamos o barco em Amalfi para fazer o famoso Day trip à Capri,  o barco foi perfeito, a paisagem maravilhosa, paramos perto dos Faraglioni para mergulhar naquelas águas frias mas muito convidativas. Meraviglioso, mas Capri merece bem mais que um Day trip…

250

I FARAGLIONI

20150927_122943

20150927_121057

São três enormes picos de rocha que emergem do Mar Tirreno, no Mediterrâneo, a poucos metros da costa, famosos em todo o mundo pela sua beleza. O primeiro, unido à terra, se chama Faraglione di Terra ou Saetta. O segundo, aquele com uma cavidade no centro, que forma uma linda galeria natural de 60 metros, Faraglione di Mezzo ou Stella e o terceiro, Faraglione di Fuori ou Scopolo.

2015-10-10 16.44.45

 

20150927_122844

LA PIAZZETTA

Piazzeta

Piazzeta

Esse pequeno espaço tumultuado, cheio de bares e lojinhas é a famosa Piazzeta de Capri, ou Piazza Umberto I, ponto de encontro da ilha, lugar perfeito para tomar um aperitivo, Negroni, Bellini ou um Aperol Spritz, não importa, o que importa é estar ali, observando o vai e vem das pessoas.

HB_031_23-abr-11_Ilha de Capri_Piazzeta

20150928_104726

 JARDINS DE AUGUSTO – VIA KRUPP – VIA CAMERELLE

Os Jardins de Augusto, são lindos jardins com uma espécie de mirante onde   tem uma vista maravilhosa para “I Faraglioni! Esse é um ponto que você não pode deixar de visitar,  pois é lá que você vai fazer a famosa foto com os Faraglioni ao fundo. A entrada custa apenas 1,00 euro e você pode comprar na barraquinha que tem em frente ao portão do jardim.

Jardins de Augusto - Foto: Capri.com

Jardins de Augusto – Foto: Capri.com

075

052

 

Um pouco à direita você vai encontrar a famosa Via Krupp. Onde 100 metros de queda abrupta para o mar, foram transformados em uma espetacular estrada, cortada na rocha, com curvas estreitas, quase sobrepostas, encomendada pelo magnata do Açu, Friedrich Alfred Krupp, para encurtar o caminho entre o Hotel Quisisana e a Marina Piccola. Essa linda estrada, com paisagens fantásticas do penhasco e do Mediterrâneo, vai lhe surpreender a cada curva, é uma estrada perfeita para ser percorrida no final de uma tarde de verão.

Via Krupp

Via Krupp

Via Krupp - Foto Capri.com

Via Krupp – Foto Capri.com

 

20150928_102847

Saindo dos Jardins de Augusto, pegue a Via Matteotti, depois a Serena  e siga até a Via Camerelle, principal rua de Capri, no coração da ilha, linda e charmosa, perfeita para “uma bella passegiata” , com lojas das grifes mais famosas do mundo, restaurantes, sorveterias, hotéis e gente bonita. O melhor horário para passear por essa rua é no final da tarde quando os turistas que fizeram apenas um Day trip vão embora. Aí a cidade fica mais tranquila,  aproveite e tome um  “gelato” na Buonocuore, onde fazem a casquinha na hora. Simplesmente delicioso! Vá na loja Carthusia, uma perfumaria conhecida em toda a Itália, as fragâncias são maravilhosas;  compre uma das famosas rasteirinhas de Capri,  feitas também por encomenda,  elas são verdadeiras joias nos seus pés. E aquelas cerâmicas maravilhosas, gente, elas são realmente lindas!

Cerâmicas de Capri

Cerâmicas de Capri

ANACAPRI, MONTE SOLARO E VILLA SAN MICHELE

Anacapri é a outra cidadezinha da ilha, fica do outro lado de Capri, na parte alta da ilha. É bem mais simples e menos sofisticada que Capri, mas é uma visita que você não pode deixar de fazer. O simples fato de subir aquelas ladeiras, com curvas sinuosas que descortinam paisagens lindíssimas já justifica a visita, tive a grata satisfação de me hospedar em um hotel maravilhoso em Anacapri, mas sobre isso falarei  na próxima postagem. Lá você pega o teleférico para ir ao Monte Solaro, o ponto mais alto da Ilha, com paisagens belíssimas do Golfo de Nápoles e daquela imensidão azul.

Marina Grande Vista de um hotel em Capri

Marina Grande Vista de um hotel em Capri

 

260

Não deixe de visitar a Villa San Michelle, você vai amar! Essa é a parte da ilha que tem as paisagens mais bonitas sobre Capri, O Monte Vérsuvio e a península de Sorrento. Trata-se de uma antiga morada de um médico e escritor sueco,  localizada no alto de um penhasco, com jardins floridos, cheios de antiguidades e  restos de uma vila romana.  Visitei essa vila há 30 anos, (Meu Deus, quanto tempo!), mas ainda lembro-me de cada cantinho daquele lugar lindo. Veja as fotos que tirei na época:

Bem, já falei muito, tentei ser sucinta, mas não é fácil quando o sujeito é Capri rsrsrs…próximo post darei dicas de hotéis e restaurantes desse incrível destino de verão. Aguardo vocês.