LAGO DE GARDA

20170418_232551

20170419_172439Quando estou em Milão, sempre arranjo um tempinho para visitar um dos mais maravilhosos e incríveis lagos italianos. O meu preferido é o Lago de Garda, pois, além da beleza natural, as cidadezinhas que pontilham esse lago são muito bonitas e as estradas que contornam toda essa beleza, as Gardesanas Occidentale e Orientale, são um espetáculo realmente “da non perdere”.

Lago de Garda - Foto: anto's bubble

Lago de Garda – Foto: anto’s bubble

O Lago de Garda, também conhecido por Benaco, é o maior lago da Itália. Está localizado nas regiões de Trentino-Alto Adige, Vêneto e Lombardia. São 370 km2 de pura beleza, com  vinte e quatro comunas, que atingem três províncias, a Província de Bréscia, Província de Verona e Província de Trento, além de cinco pequenas ilhas, Isola Del Garda, Isola San Viaggio, Isola Trimelone, Isola dell’Olivo e Isola di Sogno.

20170418_173756

Visitar as cidadezinhas do lago é um prazer imensurável. São pequenas cidades com características próprias, algumas exibem um belo castelo, outras um charmoso “lungolago”, outras suas praias, suas montanhas, etc. tudo isso emoldurado pelo maravilhoso azul intenso das águas do lago.  Já estive em Sirmione, Lazise, Riva Del Garda, Limone sul Garda, Saló e Garda. Este ano pretendo conhecer Malcesine e Bardolino. Já estou até contando os dias…

Lago de Garda - Salò

Lago de Garda – Salò

Lago de Garda - Limone

Lago de Garda – Limone

Lago de Garda - Lazise

Lago de Garda – Lazise

Mas voltemos  à nossa “passeggiata” no lago. Escolha um belo dia de sol, de preferência um dia de verão, pegue a sua “macchina”, carro, e siga para uma das Gardesanas, se você está em Milão ou Bergamo, Gardesana Occidentale, se está em Veneza ou Verona, Gardesana Orientale. Na verdade eu prefiro a Gardesana Occidentale, por ser mais sinuosa, com muitos túneis que se abrem para paisagens deslumbrantes, ou você pode conhecer as duas, caso resolva dormir uma ou duas noites no lago, o que eu acho uma boa ideia.

Gardesana Occidentale

Gardesana Occidentale

GARDESANA OCCIDENTALE ou SS 45 Bis – A belíssima estrada que contorna o lado esquerdo do lago é um espetáculo maravilhoso. A estrada vai serpenteando o lago, aonde vão surgindo, ponteando a quietude azul desse lago, cidadezinhas como Sirmione, Desenzano, Gardone, Limone, terminando em Riva Del Garda. São 70 km pela costa lombarda, passando por doces colinas, plantações de azeitonas, lindos ciprestes, montanhas e curvas sinuosas. A parte mais bonita, em minha opinião, é o trecho perto de Gargnano cheio de galerias e túneis escavados nas rochas que descortinam paisagens particularmente belas.

IMG-20150618-WA0137Você pode fazer um Day trip saindo de Milão ou de Verona, ou caso Sirmione esteja na sua rota, desvie o seu roteiro sem culpa, pois esse é um destino absolutamente deslumbrante, cheios de boas surpresas que eu realmente indico. Próximo artigo falarei sobre as cidadezinhas que já tive o prazer de conhecer. Aguardo vocês, arriverdeci.