DICAS Do LAGO DE GARDA: LIMONE, RIVA DEL GARDA E LAZISE

Continuando nossa série de postagens sobre o lago de Garda, hoje falaremos sobre três lindas cidadezinhas: Limone sul Garda, Riva Del Garda e Lazise.

LIMONE SUL GARDA

20170523_210604

Limone é um encanto! Uma pequena cidade aos pés de montanhas enormes e lindas, as pré-dolomitas . Localizada na parte norte, região da Lombardia, na província de Bréscia, onde o Lago é mais estreito e mais profundo.

Ao chegar, estacione o seu carro no estacionamento que tem logo na entrada da cidade e comece uma caminhada prazerosa pelo calçadão cheio de flores e jardins bem cuidados, passando por pequenos restaurantes, cafés, lojinhas de souvenires, a maioria com produtos que têm o limão como principal matéria prima.

20140928_123225

Dependendo do horário, você pode pegar um barco para Malcesine que fica no lado oeste, e fazer “una passeggiata molto carina sul lago” . Pode ainda visitar uma das muitas plantações de limões da região, fazer escaladas, windsurf, algum esporte aquático ou simplesmente caminhar pelas ruas dessa cidadezinha e se deixar  inebriar com toda aquela beleza, pois é sempre muito prazeroso um dia no lago.

20170419_172439

Bem, continuando nosso passeio pelo lado oeste da estrada que costeia o lago, a incrível Gardesana Occidentale, você encontrará Riva Del Garda.

RIVA DEL GARDA

IMG-20150723-WA0025

Riva Del Garda fica bem no extremo norte do lago, na Região do Trentino-Alto Ádige. Rodeada por belas montanhas, um centro histórico muito charmoso, com seus “pallazzi” coloridos em tons pastéis, a Torre Apponale, duas igrejas, vegetação mediterrânea com plantações de limões e azeitonas e, lá no alto a “La Rocca”,  onde se tem uma imagem perfeita da cidade e do lago.

IMG-20150723-WA0026

A cidade é bastante procurada pelos alemães, suíços e italianos para a prática de windsurf, kitesurf, vela e outros esportes aquáticos.

As praias de Riva Del Garda são diferentes das outras “praias” do lago. A vegetação é formada por  palmeiras que, junto com as enormes montanhas alpinas, as Dolomitas de Brenta e os lindos jardins, formam um visual belíssimo.

Foto: montagna di viaggi

Foto: montagna di viaggi

No lado oriental do lago, na Gardesana Orientale, região do Vêneto, província de Verona, está localizada a bela Lazise.

LAZISE

Lago de Garda - Lazise

Lago de Garda – Lazise

Esse  “borgo” é realmente “molto carino“, como dizem os italianos. È uma das cidades mais bonitas do Lago de Garda.  O primeiro contato que temos ao chegar nessa cidadezinha é com  Il Castello degli Scaligeri”, castelo medieval que fica logo na entrada da cidade, perto do estacionamento.

20170517_213756

O centro da cidade é muito bonito com casinhas em tons pastéis que lembram a região da Ligúria, assim que você entra, chega à praça principal que tem um lindo pavimento preto e branco que parece um imenso tabuleiro de damas, muitas lojinhas, restaurantes, flores nas sacadas, ruazinhas estreitas, um pequeno porto com barquinhos ancorados e muito charme.

20170615_192334

20150618_103404

Continuando o passeio você chega ao lungolago. Que paisagem maravilhosa… ! O lago é tão grande, tão lindo, tão azul! O calçadão que contorna toda essa imensidão é muito bonito, com barcos ancorados,  jardins floridos, restaurantes, e lindos cisnes brancos dando um ar romântico àquela paisagem lacustre. Mamma mia, Che bello!

Essas são as cidadezinhas que conheço no Lago de Garda: Sirmione, Saló, Limone, Riva Del Garda, na Gardesana Occidentale e Lasize na Gardesa Orientale, mas existem ainda  outras que desejo conhecer, como Malcesine e Bardolino que já estão no meu roteiro para agosto.

Como já comentei no post anterior, sempre que visito a Itália dou um jeitinho de conhecer uma cidade nova nesse lago  e NUNCA me decepciono, as cidadezinhas são todas muito fofas! Caso você tenha oportunidade, não deixe de visitar algumas delas e passe “una bella giornata sul lago”, pois os lagos italianos, principalmente o Lago de Garda, são realmente um destino imperdível para um lindo dia de sol. Até o próximo encontro.