Positano

POSITANO – COSTA AMALFITANA – “Da non perdere”

Nos posts anteriores falei sobre a Costa Amalfina com dicas de como chegar e onde ficar, depois sobre a pequena cidade de Amalfi, e  hoje o nosso “registrosdeviagens” será sobre a belíssima Positano.

284

Positano é incrível, situada entre montanhas, formada por ruazinhas estreitas, muitas ladeiras e casas que caem sobre o mar em efeito cascata,  com uma exuberância de vida e cor difícil de encontrar em outras cidades. Positano é tão linda que você não acredita que uma cidade como aquela pôde ser construída em um local tão acidentado, entre vales tão profundos.

169

Positano - Set/2011

                                                                 Positano – Set/2011

Trata-se de uma cidade quase vertical que tem apenas uma rua por onde os carros podem transitar, a Via Pasitea, que troca de nome três vezes, mas é a mesma rua, ela vai descendo,  descendo, serpenteando até chegar na Spiaggia Grande, onde foi filmada uma cena do filme “Sob o sol da Toscana. No caminho muitas lojinhas, principalmente de roupas para o verão, hotéis, bares, restaurantes, tudo muito lindo. Você só vai perceber que desceu tanto quando tiver que voltar.

356

Em determinado ponto dessa caminhada, você vai encontrar a Igreja Santa Maria Assunta com sua linda cúpula de majólica colorida ( faiança muito apreciada pelos italianos da época do renascimento),  que pode ser vista por quase todos os pontos de Positano.  O charme da cidade.

327

Dicas:

Onde comer  

Da última vez que estive em Positano almoçamos no restaurante do Hotel Le Sirenuse, o La Sponda, simplesmente divino! Além da vista maravilhosa, o espaço interno do restaurante é belíssimo, com heras fixadas ao teto de tal forma que nos dá a impressão de estarmos almoçando em um lindo jardim, é decorado com centenas de velas que são acesas apenas nos jantares, infelizmente esse privilegio é reservado apenas aos hóspedes do hotel. Que Pena… mas mesmo assim o almoço não deixou de ser maravilhoso. Esse hotel aparece no filme “Only you” com Marisa Tomei, tem a melhor vista da cidade e fica no início da via Pasitea. Aproveite para tomar um bellini – drinque que leva prosseco e suco de pêssego natural.

Restaurante La Sponda

Restaurante La Sponda

Restaurante La Sponda - Um carpaccio moderno

Restaurante La Sponda – Um carpaccio moderno

Foto tirada do Restaurante La Sponda

Foto tirada do Restaurante La Sponda

Em outra ocasião almoçamos no Restaurante Saraceno d’Oro, também uma boa sugestão, bem mais simples mas com comida bem saborosa.

275

Fomos também no “Il Ritrovo”, do Chef Salvatore Barba. Trata-se de um restaurante simples e aconchegante que fica  no alto de Positano, um pouco afastado, mas isso não é um problema pois eles têm um serviço de shuttle que pega você no hotel. A comida é delíciosa! Veja o prato da entradinha de antepasto misto que pedi. Huuum estava dos deuses.

 150

Como você pode observar, as opções de restaurantes são inúmeras, o seu problema será apenas decidir qual escolher.

Onde se hospedar em Positano

Caso você tenha escolhido ficar em Positano, procure um hotel na parte baixa da cidade. Uma vez me hospedei em um hotel que ficava no início da Rua Pasitea. Para ir para os restaurantes e visitar a cidade, tive que descer muitas escadas, inclusive dentro do próprio hotel, uma loucura.  E a volta, depois de tanto caminhar, foi bastante cansativa.

A cidade dispõe de uma grande rede hoteleira, opções não faltam, mas a reserva deve ser feita com bastante antecedência para que você tenha a possibilidade de escolher. Os hotéis mais famosos são o San Pietro de Positano, lindo, com uma vista que impressiona e o Sirenuse, com uma posição pra lá de privilegiada. Tem também o Hotel Marincanto que foi indicado por um amigo que sempre se hospeda lá.

Hotel San Pietro de Positano

Hotel San Pietro de Positano

Hotel Sirenuse

Hotel Sirenuse

Onde estacionar

As pessoas ficam dizendo para não ir para a Costa amalfitana de carro, pois as estradas são perigosas, não tem onde estacionar, etc., est., etc. Ta bom, não é tão fácil, mas não ao ponto de lhe impedir de ir usufruir desse privilégio… Sempre fomos de carro e nunca tivemos problemas. Positano tem pelo menos três grandes estacionamentos públicos.

Quando ir

A melhor época para visitar essa região é de  maio  a setembro, evitando o mês de agosto pois é o mês das férias escolares na Europa e a cidade fica muito tumultuada. Eu realmente adoro ir no mês de julho, cheio de vida e cor,  mas a maioria das pessoas preferem evitar esse mês por ser altíssima estação. Não recomendo os outros meses, pois alguns hotéis e restaurantes estarão fechados, pouca gente na rua, a  cidade perde o seu glamour.

O que fazer

Depois de conhecer a cidade, reserve uma tarde e vá para a Spiaggia Grande, alugue uma espreguiçadeira, olhe a seu redor, observe a cor daquele mar, a transparência de suas águas, as casas que parecem cair sobre você, absorva toda aquela beleza. Que maravilha! Tudo tão incrível, você vai ficar impressionado…

Positano é isso aí, uma cidadezinha “da non perdere”, espero que vocês tenham gostado. Próximo post concluiremos nosso passeio na Costa Amalfitana com a cidade de Ravello. Aguardo vocês.