San Gimignano

San Gimignano

By Flávia Bordogna

A TOSCANA –  DICAS DE SAN GIMIGNANO

A Toscana é um dos cenários paisagísticos mais famosos do mundo, está localizada na região central da Itália e é uma das vinte regiões em que a Itália está dividida, cuja capital é Florença. Suas belezas naturais oferecem ao turista um espetáculo inesquecível!  Cidades como Florença, Siena e Pisa, alegram os seus visitantes com sua arte, história, cultura e arquitetura, mas são os pequenos “borghi”, localizados no alto das colinas, recobertos de vinhedos, oliveiras,  ciprestes e, dependendo da época do ano, de lindos campos de girassóis, que mais me encantam. É maravilhoso seguir as estradinhas que serpenteiam as doces colinas Toscanas, com suas nuances de verde, admirando as paisagens, parando aqui e ali, e ver surgir,  lá no alto, essas lindas cidadezinhas.

MAPA DA TOSCANA E SUAS PROVÍNCIAS

3753fbcc398c2e37a3a687b31a655848704

Paisagens da Toscana

Paisagens da Toscana

Campos de girassóis da Toscana

Campos de girassóis da Toscana

Paisagens da Toscana

Paisagens da Toscana

Paisagem da Toscana

Paisagem da Toscana

Você deve escolher uma base para não ficar mudando de hotel, dessa vez escolhemos San Gimignano, não pela sua localização,  mas porque gosto muito daquela cidade. O ideal seria Siena por estar mais no centro da Toscana. Pois bem, este ano começamos nossa viagem pela Toscana por San Gimignano.

 SAN GIMIGNANO é um espetáculo! Essa é a segunda vez que visito esse lindo vilarejo. Trata-se de uma cidadezinha, cujo centro histórico é cercado por muralhas. San Gimignano é conhecida como a cidade das torres, “città delle belle torri”, hoje são 14 torres, enormes e bem preservadas, mas eram 72 e representavam o poder das famílias abastadas e poderosas da cidade, quanto mais alta a torre da casa, mais importante era a família .  A cidade é toda cinza, de tijolos, com ruazinhas estreitas,  casas enfeitadas com gerânios nas varandas, lindas igrejas, praças e muitas lojinhas, tudo muito lindo e preservado, você parece estar vivendo em um cenário de filmes.

San Gimignano - Foto www.italia.it

San Gimignano – Foto www.italia.it

Piazza della Cisterna

Piazza della Cisterna

Muralhas que contornam a cidade

Muralhas que contornam a cidade

20140924_094133

As ruas são cheias de lojinhas de produtos típicos locais: açafrão, o melhor da Itália, azeite, vinho, o Vernacchia, e muitas peças de cerâmica, adoro aquelas cerâmicas, lindas e coloridas. Sem esquecer o famoso sorvete da sorveteria Dondoli que já ganhou muito prêmios. Tem até sorvete de açafrão!

Cerâmicas de San Gimignano - Foto br.print.com

Cerâmicas de San Gimignano – Foto br.print.com

Como essa é uma cidade muito visitada pelos turistas, passear por suas ruazinhas estreitas é quase impossível e, se for numa quinta feira pela manhã, dia da feirinha local, pior ainda, as barracas são montadas na Praça da Cisterna, bloqueando totalmente a visão daquela linda praça. Adoro as feirinhas nessas pequenas cidades da Europa,  mas se você ainda não conhece a cidade, a feira pode encobrir as belezas do lugar, como é o caso de San Gimignano… Bom mesmo é ficar para dormir para poder admirar aquela cidade sem a horda de turistas que a visitam diariamente, ou ficar até o entardecer quando a cidade adquire um aspecto misterioso, romântico.

20140925_174606

San Gimignano à noite. Foto www.italia.it

San Gimignano à noite. Foto www.italia.it

Eu e minha filha. Foto tirada em 2009. Piazza del Duomo Santa Maria Assunta

Eu e minha filha. Foto tirada em 2009. Piazza del Duomo Santa Maria Assunta

ONDE FICAR

Nas duas vezes que visitamos San Gimignano, ficamos hospedados no Hotel della Cisterna, um hotel simples que fica na Praça della Cisterna,  com uma posição fantástica, onde quase todos os quartos têm vista para as colinas, mas existem outros também muito bons como o Hotel Molino Bianco, que fica do outro lado da praça e o Hotel Bel Soggiorno.

A cisterna e por trás o Hotel della Cisterna

A cisterna e por trás o Hotel della Cisterna

ONDE COMER

Jantamos em um restaurante maravilhoso, o Le Vecchie Mura. Adoramos! É um “bello” restaurante que fica nas muralhas da cidade com uma vista impressionante. O por do sol, acompanhado de uma revoada de pássaros, foi o ponto alto do espetáculo.  Comemos no terraço admirando aquele visual de tirar o fôlego! Mas atenção, se você quer conhecer esse restaurante, é preciso fazer reserva, pois esse é um restaurante muito procurado e vale muito a pena conhecê-lo . Na noite seguinte fomos jantar no restaurante do Hotel Bel Sogiorno, também muito bom e com um precinho maravilhoso! Pagamos apenas 91,00 euros por 4 “coperti”, 2 pratos de massa, 2 de carne, 1 garrafa de vinho, uma água, “un bicchiere de vino bianco” e uma sobremesa. Não dá para acreditar, não é verdade? E a comida estava realmente soberba!

Carbonara com tartufo nero - Meraviglioso! - Ristorante Belsoggiorno

Carbonara com tartufo nero – Meraviglioso! – Ristorante Belsoggiorno

IMG_0999

IMG_1040

Ristorante Le Vecchie Mura - Terrazza

Ristorante Le Vecchie Mura – Terrazza

Vale lembrar que, na maioria das cidadezinhas medievais que são  circundadas por muralhas, é proibido entrar com o  carro no centro antigo. Em San Gimignano, você deve deixar  o carro em um dos quatro estacionamentos  existentes ao redor da muralha, mas, se você estiver  hospedado em algum hotel no centro, você pode entrar com o carro, descarregar as malas e depois deixar o carro no estacionamento. Para isso você tem 20 minutos. O valor dos estacionamentos depende da distância que estão dos portões de entrada, quanto mais distantes mais caros.

Muralhas que circundam a cidade

Muralhas que circundam a cidade

COMO CHEGAR

A melhor forma de visitar a toscana é, sem dúvida alguma, de carro. Você administra o seu tempo, para onde quer, escolhe os melhores ângulos para fazer as suas selfies rsrsrs, enfim, faz uma slow trevel, da maneira como deve ser visitada essa região. No entanto existem outras formas de chegar à San Gimignano, você pode fazer um bate e volta saindo de Siena ou Florença, pode também fazer uma parte de trem, mas é mais complicado pois, como em San Gimignano não tem linha férrea, você tem que ir até a cidade de Poggibonsi e de lá pegar um ônibus.

É isso aí, essa é San Gimignano, linda de morrer! Espero que vocês tenham gostado, pois próximo post falarei um pouco sobre Monterigione e Montepulciano dois lindos “borghi” italianos “da non perdere”. Aguardo vocês. Arriverdeci

20140925_103437IMG_1053