SIRMIONE E SOLÒ

DICAS PARA  SIRMIONE E SALÒ             

20170523_205623

Como prometi no post anterior, hoje vamos falar um pouco sobre algumas das encantadoras  cidadezinhas que fazem do Lago de Garda um incrível destino de verão, com seus lindos castelos, praias, passeios de barco. Local perfeito para a prática de esportes como trekking, windSurf, kiteSurf , standUp e ciclismo.

SIRMIONE – A Pérola do Garda

Castello Scaligero - Foto: www.tuttogarda.it

Castello Scaligero – Foto: www.tuttogarda.it

Comece o seu passeio no lago pela cidade de Sirmione. Ela é linda!!!  Situada na região sul do lago de Garda, essa cidadezinha encanta qualquer visitante. Formada por uma estreita península que se projeta no lago, culminando em um  maravilhoso castelo medieval do séc XII, o Castello Scaligero, rodeado por um fosso, com uma ponte levadiça, que liga o centro antigo da cidade ao continente. Depois dessa maravilhosa entrada, você encontrará  uma pequena capela, a Chiesetta di Sant’ Anna, diversos restaurantes, hotéis, e muitas, muitas lojinhas,  inclusive as de grifes famosas.

O QUE FAZER

Já estive várias vezes em Sirmione, pois, quando viajo com  amigos,  costumo levá-los para conhecer essa linda cidadezinha e, para mim, fazer esse passeio foi sempre muito agradável.

Quer saber o que fazer em Sirmione? Aí vão algumas dicas: Quando você chegar, estacione o carro em um dos dois estacionamentos da cidade, que fica quase no final da península. Aí você pode começar a sua visita fazendo um passeio de barco ao redor da pequena ilha, que é o centro histórico da cidade. Depois caminhe um pouco pelas pequenas ruas da cidade, cheia de lojas, pracinhas e casas com gerânios nas sacadas. Acho que nessa altura já estará na hora do almoço…  Então escolha um dos muitos restaurantes lá existentes e faça uma maravilhosa refeição com peixe fresquinho, pescado no lago. Huuum, que tal uma truta ou uma enguia? Você vai adorar!  Depois tome um delicioso “gelato”  e em seguida pegue um “trenzinho” elétrico que lhe levará até as Grotte di Catullo, que na verdade são as ruínas de uma antiga vila romana. Trata-se de um impressionante complexo arqueológico que fica no final da estreita península com uma vista privilegiada do lago.  Local de rara beleza que lhe transportará para épocas passadas. Caso ainda tenha um tempinho, vá conhecer a pequena praia, o “Lido delle Bionde”.

Ruínas das "Grotte di Catullo" - Foto www.villalagodegarda.com

“Grotte di Catullo” – Foto www.villalagodegarda.com

Sirmione também é conhecida por suas águas termais, as Terme di Catullo, com suas águas sulfurosas, que jorraram do fundo do lago à 60°, a fonte Bojola, hoje canalizadas para as “terme”. Essas águas, ricas em cloreto de sódio, bromo e iodo têm propriedades terapêuticas e tratam os problemas respiratórios, reumáticos e de pele e fazem de Sirmione um dos principais centro de tratamento de beleza, saúde e  medicina estética da Europa, que conta com três hotéis termais: O Gran Hotel Terme de Sirmione, Hotel Sirmione e o Hotel Fonte

Como você pode observar você precisará de, no mínimo, um dia para visitar Sirmione, pois ela tem muito a oferecer, então, caso resolva conhecer outras cidadezinhas, durma uma noite em Sirmione ou em outra cidade do lago.

patizado 1110

SALÒ

20170418_231440

Saindo de Sirmione, pegue a Gardesana Occidentale e siga para Salò que também fica na região da Lombardia, província de Brescia. Lembre que esse lago atinge três regiões. Essa cidadezinha no lago de Garda é um encanto! Passeamos um pouco belo calçadão que contorna o lago, cheio de barcos ancorados, pequenos cafés e restaurantes, com pessoas passeando tranquilas, aproveitando e admirando a quietude azul daquele lago, em um  lindo dia de domingo. Daí fomos almoçar, escolhemos um pequeno restaurante no centro da cidade e, como já era  esperado, almoçamos divinamente bem.

Como todos sabem, os dias de verão na Europa são muito longos e isso nos permite aproveitar bem melhor o tempo, podendo visitar duas ou mais cidades no mesmo dia e esse é um dos motivos que adoro viajar no verão! Próximo post falarei sobre Limone Sul Garda, Riva Del Garda e Lasize. Aguardo você.

20140928_075949