PORTO

Hoje nosso “RegistrosDeViagens” será sobre o Porto, em Portugal. Fiquei realmente impressionada pelo fascínio daquela cidade que, em minha opinião, é simplesmente perfeita para o turismo, pois tem muito a oferecer. Suas ruas estreitas cheias de história; lindos casarios com detalhes em azulejos azuis; belas igrejas, livrarias, restaurantes maravilhosos e, é claro, muito vinho, conquistam os seus visitantes. O Porto está lindamente situado às margens do famoso rio Douro, de onde podemos admirar as belas casinhas coloridas, tão características daquela cidade.

 

20140912_081953

                  Região da Baixa do Porto – Zona central da cidade

Começamos nossa visita pela Avenida dos Aliados, com seus belíssimos edifícios históricos. Estávamos com carro alugado, mas preferimos comprar bilhetes da City Sight Seeing, no esquema hop-on, hop-off, com áudio, por 20,00 euros, válidos por 2 dias, com direito a um pequeno cruzeiros no Douro e um taça de vinho na cave Porto Calém, na cidade de Gaia. O passeio normal, no entanto, custa 15 euros e você pode pagar diretamente ao motorista. Adoro fazer passeios nesses ônibus panorâmicos, que funcionam em várias cidades do mundo, porque a gente administra o nosso tempo da forma que queremos e, além disso, temos uma ideia geral da cidade.

Praça da Liberdade na avenida dos Aliados

Praça da Liberdade na avenida dos Aliados

Pois bem, começamos nossa visita pela Avenida dos Aliados, principal avenida e centro da cidade do Porto, onde os prédios exibem com orgulho sua belíssima arquitetura. Passeamos um pouco, admirando aquele belo espaço e depois visitamos a Estação de São Bento, com sua bela fachada e seus mais de 20.000 azulejos que decoram o átrio principal, formando quadros enormes que retratam cenas locais.

Estação de São Bento

Parte externa da Estação de São Bento

Em seguida fomos para a Torre dos Clérigos, bonito prédio construído em granito e mármore, com 76 metros de altura. Subindo essa torre, você tem uma vista espetacular do Douro e da Vila Nova de Gaia. Infelizmente não tive coragem de subir os 240 degraus para ter essa visão de quase todos os pontos da cidade… O chato é que sempre me arrependo depois… “eu deveria ter ido…”, “por que não fui…? Agora só da próxima vez.

Torre dos Clérigos

NOTA: Essa torre também pode ser visitada à noite, mas para isso precisa agendar.

Daí fomos ao Palácio da Bolsa, que maravilha! Um dos prédios mais bonitos do nosso roteiro, sede da Associação Comercial do Porto, localizado na Rua Ferreira Borges, em frente à Praça Dom Henrique, onde acontecem os eventos mais importantes da cidade. Classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, mas não poderia ser diferente, pois o edifício é realmente belíssimo! Na entrada está o Pátio das Nações, espaço incrível com um teto de vidro, com uma bela estrutura metálica, decorado com os brasões de 20 nações que tiveram relações comerciais com o Porto. Como era de se esperar, o brasão do Brasil estava lá…

Pátio das Nações

No fundo desse salão está a belíssima escadaria toda em mármore que nos leva ao segundo andar onde se encontram várias salas com diferentes estilos arquitetônicos, o gabinete do presidente, a sala do Tribunal, a sala das Assembleias Gerais, a sala dos retratos,    e o exuberante Salão Árabe, um espetáculo!!!! O salão é perfeito, todo dourado, com uma forma octogonal incrível, no estilo árabe,me transportei para o Palácio de Alhambra, na Espanha. É o espaço mais bonito de todo o prédio.

Salão àrabe

Sala dos Retratos

Para fazer uma visita do Percurso Museológico do Prédio da Bolsa, você deve comprar um bilhete, no valor de 3,50 euros, que da direito a uma visita guiada de 45 minutos , que acontece de hora em hora.
E, para completar com chave de ouro a nossa visita a esse imponente edifício, almoçamos no restaurante “O Comercial”, que também fica dentro do Palácio da bolsa.

Perto do Palácio da Bolsa, na Rua das Carmelitas, 144, está o prédio com fachada neogótica da Livraria Lello, um espaço belíssimo, cenário de alguns filmes de Harry Potter, seu interior impressiona, no teto um grande vitral com o monograma da livraria e uma escada cinematográfica com piso vermelho de madeira que se bifurca de forma harmoniosa, ajudando a transformar aquele espaço mágico em uma das livrarias mais bonitas do mundo. Cada detalhe é uma obra de arte.
Como estava existindo um enorme fluxo de visitantes, a administração da livraria resolveu cobrar entrada no valor de 3,00 euros, que podem ser abatidos na comprar de qualquer livro.
Infelizmente não pude fotografar, pois não é permitido, mas coloco aqui fotos que encontrei no Google imagens.

Livraria Lello

Livraria Lello

Livraria Lello

Livraria Lello

Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo ou Igreja dos Carmelitas Descalços? No inicio eu não consegui entender, via fotos da igreja com o nome Igreja do Carmo e outras vezes com o nome Igreja das Carmelitas. Gente, são duas igrejas germinadas, separadas por uma “casa” de apenas 1m de largura! Pensei que estivesse ficando louca. Localizadas também na Baixa do Porto, no centro da cidade, próximas à Torre dos Clérigos, no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na freguesia portuguesa da Vitória. A igreja localizada à direita é a igreja do Carmo, a da esquerda é a Igreja das Carmelitas. A mais bonita na minha opinião é a Igreja do Carmo, com sua belíssima fachada barroca e a lateral revestida por um maravilhoso painel de azulejos. Seu interior repleto de talhas douradas e lindas pinturas a óleo.

Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo

Ainda tivemos tempo de dar uma passadinha no famosíssimo Café Majestic, um dos 10 cafés mais bonitos do mundo, situado na rua mais movimentada do Porto, a Rua Catarina, na Baixa. Esse antigo ponto de encontro de políticos, artistas e senhoras da sociedade é hoje um ponto turístico bastante visitado. Decorado com enormes espelhos, luminárias antigas e muito charme. È um espaço muito legal e bem frequentado, foi lá que comi a famosa “Francesinha”. Francesinha é um sanduíche de bife, com fiambre, salsicha fresca, coberto com queijo derretido e um molho picante especial, servido com fritas! Nada light esse nosso sanduíche… Na verdade eu não caí de amores por ele, mas eu tinha que conhecer esse prato que é servido em quase todos os pontos do Porto.

Café Majestic

O famoso Francesinha

Espero que vocês tenham gostado. Próximo post falarei um pouco mais dessa cidade envolvente e cheia de charme  . Tchau!