DICAS PARA A ROTA ROMÂNTICA

Trata-se de uma cidade medieval murada, com 16 torres, localizada no distrito de Ansbach. Seu centro histórico é o complexo medieval mais bem preservado da Alemanha, com suas casinhas com madeirame à vista, no lindo estilo enxaimel, tão característico nessa região da Rota Romântica. Resistiu quase intacta à guerra dos 30 anos e à II guerra Mundial. Diz a lenda que, durante a Guerra dos 30 anos, uma criança chamada Lore, pediu aos suecos que não destruíssem a cidade e os mesmos atenderam ao pedido da menina. Hoje essa data é comemorada com muita festa, com a famosa Kinderzeche, que acontece todos os anos na cidade.

ROTHENBURG OF DER TAUBER

Essa é outra cidadezinha encantada, parece que o tempo parou em Rothenburg , as casinhas em enxaimel decoram com elegância as ruazinhas de paralelepípedos, as lojas muito bem decoradas são um convite para os olhos, o centro histórico lhe transporta para épocas passadas. Que delícia!  Observe as fotos acima e diga se não parece o cenário de um filme de fábulas? Da até para ver os duendes e as fadinhas caminhando rsrsrs. Não é a toa que essa é a cidade mais famosa da Rota Romântica e que tenha inspirado Walter Disney para criar o cenário do filme Pinocchio

Rothemburg é uma linda cidade que tem o centro antigo contornado por uma enorme muralha medieval. Existe uma porta nessa muralha que tem escadas onde você pode subir, caminhar  e observar a cidade por um outro ângulo.

Muralhas que cercam a cidade

Na praça principal, a Marktplaz você encontrará o o prédio da prefeitura, Rathaus, e o Posto de Turismo, um prédio branco com o relógio que de hora em hora, das 10h às 22h, sai um bonequinho com um copo na mão, fazendo alusão ao “trago Magistral” , que, segundo a lenda, o prefeito,  para salvar a cidade da destruição, na guerra dos 30 anos, tomou mais de três litros de cerveja em um único gole… por esse motivo a cidade não foi destruída. Bendito prefeito! Infelizmente, em 1945, a cidade foi bombardeada pelos aliados, destruindo toda a parte oriental do centro histórico. Felizmente a zona atingida foi reconstruída e hoje ainda tem todo o charme de uma cidade medieval.

Mas, lendas à parte, voltemos  aos tempos atuais, seguindo a  Obere Schmiedgasse você encontrará o ponto mais visitado de Rothemburg, a famosa bifurcação Plönlein, uma casa em enxaimel com uma fonte na frente e duas ruas laterais, com uma torre ao fundo de cada rua, à direita a Torre Kobolzeller e à esquerda a Siebersturm. Esse é, sem dúvida o ponto mais fotografado da cidade.

Bifurcação Plönlein

O comércio de Rothemburg é encantador com lojinhas com temas de Natal e gastronômico. A sua loja mais famosa é a Käthe Wohlfahrt, um espetáculo à parte! Ao entrar nessa loja você entra em um mundo encantado, cheio de enfeites para o natal, essa é a maior loja de temas natalinos do mundo . É no primeiro andar dessa loja que funciona o Museu Alemão do Natal.

Em Rothemburg existe um doce tradicional, o Rothenburger Schneeballen, um doce feito com uma massa fina, enrolado em forma de bola, frito e depois passado no açúcar com canela, mas existem outros sabores como chocolate, nozes e marzipãn. Você vai encontrar esse doce em várias lojas da cidade.

ONDE FICAR

Essa é sem dúvida alguma uma cidade onde você deve pernoitar quando estiver fazendo a Rota Romântica. Procure um hotel dentro do centro histórico para melhor sentir o clima medieval da cidade, pois à noite a iluminação é bem discreta dando um ar melancólico à cidade. Quando estávamos pesquisando os hotéis, tentamos ficar no centro histórico, mas infelizmente já não havia hotéis disponíveis, no entanto encontramos um hotel bem perto do portão de entrada, O Hotel Happen, na Vorm Würzburger, infelizmente não ficamos muito satisfeitas com esse hotel,  pois nos colocaram em um anexo e estava havendo uma reforma enorme no terreno vizinho… Problemas à parte, a posição foi quase perfeita, pois ficamos bem pertinho do portão de entrada do centro histórico.

ALGUMAS DICAS SOBRE A ROTA ROMÂNTICA:

O QUE COMER

Você está na Alemanha, não pode deixar de comer o famoso joelho de porco ou Aisben,  as maravilhosas salsichas da região ou Wurst, o delicioso “bife à milanesa” feito com carne de porco ou Schnitzel, o Pretzel, uma espécie de pão em forma de um grande nó, ou o tão conhecido chucrute ou samerkraut, sem esquecer do Spatzle, uma espécie de massa curta que servem como acompanhamento, huuuum, eu adoro! Tudo isso acompanhado por uma boa caneca de cerveja.

As deliciosas salsichas alemãs

COMO CHEGAR

A melhor forma de explorar a Rota Romântica é sem dúvida alguma de carro, você administra o seu tempo como lhe convém, parando nas lindas estradinhas para admirar a paisagem, mas para isso é necessário um GPS, pois as estradas, apesar de maravilhosas, não são muito bem sinalizadas. O ideal mesmo seria o GPS e um mapa de apoio. Você também pode chegar à Rota Romântica de trem usando o Bayern Ticket, mas nem todas as cidades são ligadas pela ferrovia, sendo necessário utilizar ônibus que fazem essa conexão. Existe ainda a opção de pegar um ônibus turístico, o Romantic Road Coach, que sai de Munique e de Frankfurt, válido por 6 meses, que funciona naquele esquema hop-on, hop-off,  mas o bom mesmo é ter um carrinho à sua disposição.

Como você pode observar, a Rota Romântica é um destino encantador e você não pode deixar de conhecer. No nosso próximo encontro falarei um pouco sobre as cidades que me fizeram desviar desse roteiro cheio charme. Espero que você tenha gostado e caso tenha alguma dúvida, ficarei feliz em ajudar.

 

 

 

 

 

Sobre Flavia Bordogna

Meu nome é Flávia Bordogna, formada em Letras pela UFRN, atualmente diretora da agência de viagens, Ícaro Tour, casada com o italiano Rino Bordogna e mãe de Bárbara. Comecei a viajar através do relato de amigos e da leitura de livros. Eu absorvia as informações de tal forma que me transportava e vivia aqueles momentos como se lá estivesse. Minha primeira viagem internacional no entanto, foi em 1983, e, desde então, viajo todos os anos para Europa e outros continentes. Conheço mais de 35 países, alguns visitei várias vezes , como é o caso da Itália, onde vou todos os anos, tenho residência fixa e vários amigos queridos. Adoro montar roteiros de viagens para os nossos clientes, minha paixão é tanta que acabou se tornando a maior motivação para a criação desse blog. O objetivo é trazer dicas e curiosidade de vários destinos, nacionais e internacionais, a fim de ajudar aqueles que estejam procurando informações para a sua próxima viagem. Assim sendo, convido você a embarcar comigo nessa aventura.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para DICAS PARA A ROTA ROMÂNTICA

  1. Odete guerra disse:

    Como você escreve bem , voltei ao tempo parecia que estava lá novamente! Você está de parabéns deus registros são maravilhosos você tem o dom da dissertação !

    • Flavia Bordogna disse:

      Obrigada, querida, o objetivo é exatamente esse, fazer com que as pessoas que estão lendo as minhas postagens, viajem através da leitura.

  2. Posti da Favola!! per sognare
    Bellissimi
    Grazie Flavia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *