ZERMATT

DICAS PARA ZERMATT E SUA FAMOSA MONTANHA MATTERHORN

By Flávia Bordogna

2015-06-29 18.10.23O nosso post de hoje será sobre Zermatt, uma linda cidadezinha localizada nos Alpes suíços, uma das estações de esqui mais famosas da Europa. Fazia algum tempo que eu queria conhecer Zermatt e sua famosa montanha Matterhorn, a mais fotografada da Suiça. Na verdade eu já conhecia essa montanha pelo lado italiano, onde ela é conhecida como “Monte Cervino”, na cidade de Brenil-Cervinia, mas eu também queria conhecer o outro lado. Adoro paisagens de montanha, com seus pinheiros, picos nevados, pequenos lagos e a exuberância do verde. Por tudo isso, sempre que estou na Europa, procuro conhecer uma cidade nova nos Alpes, dessa vez foi Zermatt. Fui e não me decepcionei, Zermatt é uma gracinha!

20150606_045146Nossa viagem foi no verão, nessa época, algumas cidades de montanha ficam parecendo cidades fantasma, como foi o caso de Davos e Crans Montana, também na suíça, mas Zermatt não, quando fomos estava bem movimentada. A cidadezinha é cheia de bons restaurantes, hotéis para todos os gostos, muitas lojinhas, pequenos bares e é legal para ser visitada em qualquer época, pois tem sempre movimento e atrações específicas para cada estação do ano.

COMO CHEGAR

20170318_122247

Só é possível chegar a Zermatt de trem, (veja o mapinha que fotografei do material que recebi no trem), pois é proibida a entrada de carros na cidade. Caso você esteja de carro, deverá deixa-lo em Täsch, uma cidade que fica a 5 km de Zermat. Lá você encontrará o Matterhorn Terminal Täsch  (MMT), um terminal de trem com uma enorme garagem. Daí você pega o trem para Zermatt que passa a cada 20 minutos. O valor do bilhete é  16,40 francos suíços, ida e volta e o trajeto dura em torno de 20 minutos.

Matterhon Terminal Täsch

Matterhon Terminal Täsch

Foto do site da Matterhorn Gornergrat Bahn

Foto do site da Matterhorn Gornergrat Bahn

Chegando a Zermatt, você poderá ir para o seu hotel utilizando o carro elétrico do próprio hotel que deverá estar lhe esperando ou pegar um taxi elétrico. Tem ainda a opção de carruagens que são fornecidas por alguns hotéis de luxo, ou até mesmo ir a pé, pois o terminal da estação fica bem no centro da cidade.

20150606_045817A maior atração da cidade é  a montanha  Matterhorn, linda e imponente com sua forma triangular.  Também conhecida como a montanha do chocolate Toblerone, pois está estampada na embalagem desse famoso chocolate suíço.

Quando chegamos passeamos um pouco pela cidade, com suas casinhas de madeira, ruazinhas estreitas,  passamos pelo museu que conta a história da primeira conquista do Matterhorn, que, naquele ano,  em 2015, estavam festejando os 150 anos dessa conquista. Tem ainda o cemitério do alpinista, uma igreja e um bairro antigo.  Tudo muito lindo! A rua principal é a Bahnhofstrasse, onde jantamos e depois voltamos para o hotel.

20170323_170010

20150605_111137

No outro dia acordei bem cedo, às 05 h 45 min da manhã, para ver o lindo efeito que os raios do sol fazem quando incidem sobre a montanha, simplesmente lindo! A montanha parece em brasa, é realmente um momento de beleza única, mas, fique atento,  para observar a “montanha em brasa” é necessário perguntar o horário exato no hotel, pois muda diariamente.

O QUE FAZER

Essa é uma cidadezinha cheia de opções de passeios pelas montanhas e arredores, os mais famosos são Gornergrat, Glacier Paradise e Rothorn, de onde você terá uma vista de tirar o fôlego das mais altas montanhas da Europa.

GORNERGRAT BAHN

Sobre Flavia Bordogna

Meu nome é Flávia Bordogna, formada em Letras pela UFRN, atualmente diretora da agência de viagens, Ícaro Tour, casada com o italiano Rino Bordogna e mãe de Bárbara. Comecei a viajar através do relato de amigos e da leitura de livros. Eu absorvia as informações de tal forma que me transportava e vivia aqueles momentos como se lá estivesse. Minha primeira viagem internacional no entanto, foi em 1983, e, desde então, viajo todos os anos para Europa e outros continentes. Conheço mais de 35 países, alguns visitei várias vezes , como é o caso da Itália, onde vou todos os anos, tenho residência fixa e vários amigos queridos. Adoro montar roteiros de viagens para os nossos clientes, minha paixão é tanta que acabou se tornando a maior motivação para a criação desse blog. O objetivo é trazer dicas e curiosidade de vários destinos, nacionais e internacionais, a fim de ajudar aqueles que estejam procurando informações para a sua próxima viagem. Assim sendo, convido você a embarcar comigo nessa aventura.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas para ZERMATT

  1. Danielle Penna Lima disse:

    Flavia, está incrível seu blog. Parabéns! Só dicas legais.

  2. Zelia dd Paula disse:

    Flavinha querida , perfeito sua matéria. Fiquei louca pra conhecer Zermatt???

  3. Andrea Fontana disse:

    Complimenti Flavia! Le tue illustrazioni sono molto meglio di tante guide turistiche vendute in libreria! Zermatt é davvero un piccolo gioiello per chi ama la montagna! Um Abraço!

  4. Per chi ama la montagna sono i posti più eleganti e con strutture meglio attrezzate per lo sci e per le vacanze. Bei posti da visitare! Belle foto!
    Grazie Flavia a condividere queste informazioni.
    Ciao Grazia

  5. Mônica Guimarães disse:

    Parabéns, Flávia, por mais uma matéria maravilhosa!!! Como sempre, você descreve o lugar de uma forma muito bacana e dando dicas incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *